Integrantes

A equipe do Instituto Nacional de Mucosas e Pele é formada por pesquisadores, estudantes e colaboradores de diversas instituições nacionais e internacionais, unidos pelo objetivo de entender os mecanismos das doenças que afetam mucosas e pele e desenvolver alternativas terapêuticas inovadoras. Nossa força está na diversidade de experiências e competências, que nos permite atuar de forma interdisciplinar e colaborativa.

Conheça os integrantes do grupo, suas áreas de atuação e contribuições para os projetos em andamento, que vão desde estudos fundamentais em imunologia até aplicações clínicas voltadas para a melhoria da saúde pública.

  • Ana Maria Caetano Faria

    Ana Maria Caetano Faria

    Imunologia de Mucosas — Imunobiologia da Nutrição — Tolerância Oral — Imunobiologia do Envelhecimento
    Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imunobiologia (LIB)


    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1984), mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado pela Harvard Medical School, Boston, EUA (1998-1999 e 2003). Foi Pesquisadora Visitante na Universitá di Bologna, Itália, em 2011, na Rockefeller University, NY, EUA em 2016 e no Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Universidade de Lisboa, Portugal, em 2022. Foi membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia, SBI (2011-2013), da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia da FAPEMIG (2011-2013), do Comitê de Assessoramento de Imunologia do CNPq (2012-2015) e é coordenadora do Sub-committee of Mucosal Immunology Nomenclature da IUIS desde 2019. Foi Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI) 2022-2023. É Professora Titular de Imunologia da UFMG e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Foi Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (SECTICS) do Ministério da Saúde (2023-2024). Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunologia de Mucosas, Imunobiologia da Nutrição, Tolerância oral, Imunobiologia do Envelhecimento.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Cláudia Ida Brodskyn

    Cláudia Ida Brodskyn

    Imunoparasitologia — Leishmania — Imunoregulação
    Instituição: Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz – BA)
    Grupo de Pesquisa: LAIPHE – Laboratório de Interação Parasito-Hospedeiro e Epidemiologia


    Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1996). Atualmente é Pesquisador Titular do Instituto Gonçalo Moniz, FIOCRUZ-Bahia, aposentada como Professora Titular da Universidade Federal da Bahia. Exerceu o mandato da presidência da Sociedade Brasileira de Imunologia no biênio 2018-2019. Em 2024 recebeu o prêmio da Sociedade Brasileira de Imunologia, denominado Women for Science pela trajetória acadêmica e contribuições a SBI.Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoparasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:imunidade inata e adaptativa, imunoregulação, Leishmania amazonensis, Leishmania chagasi, Leishmania braziliensis e vetores.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Página do grupo Lattes Instagram X (Twitter)

  • Alessandra D’Almeida Filardy

    Alessandra D’Almeida Filardy

    Mucosa Pulmonar — Mucosa Intestinal — Doença Pulmonar — Eferocitose — Imunorregulação
    Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imunologia Celular (LIC)


    Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado em Microbiologia e Imunologia; 2003) e mestrado em Microbiologia (Bacteriologia Clínica; 2005) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutorado em Ciências Biológicas (IBCCF; 2010) pela UFRJ. Fez pós-doutorado em Imunologia Celular no IBCCF, UFRJ (2010-2012); em Imunologia de Mucosas nos National Institutes of Health (NIH) (2012-2015), Bethesda-EUA. É Professora Adjunta (Departamento de Imunologia) no Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPG), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), orientadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia (CAPES 7) e do Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação (CAPES 6), bolsista de produtividade nível 2 do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Microbiologia, UFRJ (CAPES 7) e chefia o Laboratório de Imunologia Celular (IMPG/UFRJ), onde desenvolve projetos que visam compreender como a fagocitose de células apoptóticas regula o sistema imunológico nas mucosas pulmonares e intestinais durante a homeostase e em condições inflamatórias e infecciosas. É membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Imunologia (gestão 2024-2025) e recebeu o prêmio internacional Nature Awards for Mentoring in Science 2021.
    Texto informado pelo(a) pesquisador(a).
    Página do grupo E-mail Lattes Instagram

  • Ana Paula Dinis Ano Bom

    Ana Paula Dinis Ano Bom

    Nanotecnologia — Imunologia — Desenvolvimento Tecnológico
    Instituição: Bio-Manguinhos (Fiocruz)


    Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2001). Na iniciação científica trabalhou com projeto que visava identificar as mudanças estruturais no vírus Influenza e uma possível inativação por alta pressão hidrostática. Realizou o mestrado em Química biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e o doutorado em Química biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). No mestrado e doutorado, seu objeto de estudo foi a proteína supressora de tumor p53. É Tecnologista em Saúde Pública no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos)/ FIOCRUZ e atua na área de desenvolvimento tecnológico desde 2005. Atualmente é gerente do Laboratório de Tecnologia Imunológica em Bio-Manguinhos onde coordena diversos projetos nas áreas de nanotecnologia, oncologia, imunologia e desenvolvimento de vacinas, anticorpos monoclonais e imunoterapias. Tem experiência nas áreas de Bioquímica, Desenvolvimento tecnológico, Biologia molecular e Biologia celular.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Ana Paula Duarte de Souza

    Ana Paula Duarte de Souza

    Vírus respiratório — Microbiota — Resposta antiviral — Resposta antitumoral
    Instituição: Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
    Grupo de Pesquisa: Imunoterapias e resposta imune de memória - Laboratório de Imunologia Clínica e Experimental


    Nosso grupo de pesquisa visa compreender melhor a resposta imunológica contra vírus e tumores para desenvolver novas imunoterapias para prevenir ou tratar essas doenças. Um dos objetivos da pesquisa é investigar as interações hospedeiro-patógeno e como podemos melhorar a resposta imune induzida por vírus respiratórios.
    Texto informado pelo(a) pesquisador(a).
    E-mail Lattes Instagram

  • Ana Paula Lepique

    Ana Paula Lepique

    Imunologia tumoral — Antígenos — Oncologia — Imunoterapia
    Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas (USP)


    Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é docente no Departamento de Imunologia, no Instituto de Ciências Biomédicas, USP. Tem experiência na área de Imunologia tumoral,buscando compreender como sinais disparados por tumores influenciam a apresentação de antígenos e consequente a resposta adaptativa anti-tumoral.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Andrea Queiroz Maranhão

    Andrea Queiroz Maranhão

    Engenharia de anticorpos — Terapias celulares — Imunoterapia
    Instituição: Universidade de Brasília (UnB)


    Com mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, com especialização em Biologia Molecular, atualmente ocupa o cargo de professora titular da Universidade de Brasília no Departamento de Biologia Celular do Instituto de Biologia. Sua experiência vai além da academia; contribui na área como membro do Grupo Assessor Especial (GAE) da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).Anteriormente, atuou como pesquisadora visitante sênior no Instituto Oswaldo Fundação Cruz no Ceará de 2018 a 2021. Atualmente atua como Consultora Científica Sênior no Centro de Imunologia e Imunoterapia Pasteur-Fiocruz, unidade do Instituto Pasteur (França), instalado no Campus Fiocruz-Ce. Na Universidade de Brasília são extensos, tendo exercido funções como Chefe do Departamento de Biologia Celular, Vice-Diretora e Diretora do Instituto de Ciências Biológicas. Além disso, coordenou o PPG em Ciências Biológicas (Biologia Molecular). Seus interesses de pesquisa abrangem Imunologia Molecular e Aplicada, com foco em áreas como exibição de fagos, humanização de anticorpos, engenharia de anticorpos e expressão heteróloga em vários organismos, incluindo bactérias, leveduras e mamíferos. células. Recentemente, esteve envolvida no desenvolvimento de terapias celulares com células CAR-T em colaboração com o Instituto Nacional do Câncer (INCA) e a Fiocruz-CE.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Andréa Teixeira de Carvalho

    Andréa Teixeira de Carvalho

    Imunologia — Biomarcadores — Doenças Infecto-Parasitárias
    Instituição: Instituto René Rachou (Fiocruz – MG)
    Grupo de Pesquisa: [Placeholder]


    Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal de Ouro Preto (1992), doutorado em Bioquímica e Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pós-doutorado pelo Centro de Pesquisas René Rachou - FIOCRUZ (2006) e pelo Center for Biologics Evaluation and Research - FDA (2012). Foi membro da Câmara de Assessoramento de Ciências Biológicas e Biotecnologia da FAPEMIG (2016 a 2018) e coordenadora da Câmara (2018). Atualmente é pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz - Minas - Instituto René Rachou e foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do instituto (2018 a 2021). Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: esquistossomose, leishmanioses, doença de Chagas, resposta vacinal imunologia, citometria, citocinas e quimiocinas. Sua principal linha de investigação aborda o estudo de biomarcadores de diagnóstico, evolução clínica e monitoração terapêutica em doenças infecto-parasitárias e crônico não transmissíveis.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Carina da Silva Pinheiro

    Carina da Silva Pinheiro

    Alergia — Helmintos — Imunomodulação
    Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Alergia e Acarologia - LAA


    A Dra. Carina da Silva Pinheiro é a atual coordenadora do Laboratório de Alergia e Acarologia (LAA-UFBA). O LAA se destaca como um grupo de pesquisa consolidado, com diversas publicações em revistas de alto impacto e patentes depositadas. O laboratório utiliza técnicas avançadas de biologia molecular, bioquímica, genômica, proteômica e imunologia para desenvolver estratégias terapêuticas inovadoras e aprimorar testes diagnósticos sensíveis, com foco em doenças alérgicas respiratórias causadas por ácaros da poeira doméstica e doenças parasitárias negligenciadas. Entre as principais iniciativas do grupo estão a busca de novos fármacos provenientes de helmintos, o desenvolvimento de moléculas hipoalergênicas para imunoterapia específica e a caracterização de moléculas recombinantes, extratos brutos e frações de ácaros e helmintos.
    Texto fornecido pelo(a) pesquisador(a).
    E-mail Lattes Instagram

  • Carlos Rodrigo Zárate-Bladés

    Carlos Rodrigo Zárate-Bladés

    Imunorregulação — Microbiota Comensal — Disbiose
    Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
    Grupo de Pesquisa: Centro de Controle da Disbiose – CCDis


    Médico, formado na Universidade (Federal) de San Francisco Xavier (USFX, Sucre-Bolívia, 1992-1999); Mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Escola Paulista de Medicina-Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP, 2000-2002) e Doutorado em Ciências, área Imunologia Básica e Aplicada pela Universidade de São Paulo (FMRP-USP, 2002-2007). Pós-doutor FAPESP (processo 05963-8) no Depto de Bioquímca e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP (2007-2010). Pesquisador do Instituo do Milênio: REDE-TB (2002-2010). Pesquisador de Pós-doutorado do National Eye Institute, National Institutes of Health dos Estados Unidos (Post-doctoral Visiting Fellow, NEI-NIH; 2010-2014), bolsa plena dos Estados Unidos-NIH, estudando os mecanismos imunológicos envolvidos no desenvolvimento da uveíte autoimmune com especial interesse na participação da microbiota comensal. Desde 2015 é docente da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Dirige o Laboratório de Imunorregulação no Depto. de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia-MIP e é orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biociências (PPG-BB) e no Programa de Pós-graduação em Ciências Medicas (PPG-CM) da UFSC. Coordenador do Centro de Controle da Disbiose, CCDis de Santa Catarina. O seu principal interesse em pesquisa é o estudo dos mecanismos de regulação da resposta imune relacionados com à microbiota comensal. Visa a descoberta de mecanismos básicos e de moléculas com potencial aplicação clínica baseados na manipulação da microbiota para a correção da disbiose.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes Instagram

  • Clarissa Araújo Gurgel Rocha

    Clarissa Araújo Gurgel Rocha

    Oncologia Translacional — Biologia de Tumores — Patologia Humana
    Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Fiocruz – BA
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Patologia e Biologia Molecular (LPBM)


    Mãe de Caio (2009) e Camila (2015). Fiz o meu mestrado e doutorado em Patologia Humana (Capes 6- UFBA/FIOCRUZ) e o estágio de Pós-Doutorado atuando em Biologia de Tumores, no programa PV Jr- FIOCRUZ. Atualmente, sou Pesquisadora da FIOCRUZ, Professora Associada do Departamento de Propedêutica e Clínica Integrada (Disciplina: Patologia Geral) da UFBA e Pesquisadora colaboradora do Instituto D'OR de Pesquisa. Desde 2020, atuo como Internacional Advanced Fellow- Academy of Medical Sciences/Newton Advanced Fellowship- University of Sheffield/UK. Sou professora permanente (e atual coordenadora) do Programa de Pós-Graduação em Patologia Humana (CAPES 6, UFBA/FIOCRUZ), do mestrado profissional em Pesquisa Clínica e Translacional com ênfase em Oncologia (FIOCRUZ) e PPGOS (UFBA). Lidero os seguintes grupos de pesquisa- CNPQ: Estudos Multidisciplinares em Oncologia (Certificado pela FIOCRUZ) e Oncologia Translacional (Certificado pela UFBA), além de um projeto no âmbito do Programa Nacional de Oncologia/ Ministério da Saúde, onde também atuo como consultora AdHoc. Dentre outras ações de destaque, sou Editora Associada da Frontiers in Oral Health/ Seção Oral Cancer e Editora revisora da Frontiers in Oncology- Molecular and Cellular Oncology, membro efetivo da American Association for Cancer Research (AACR). Participa e coordena estudos internacionais envolvendo Canadá, Suiça e Reino Unido, financiados pela FAPESB, CNPq, INOVA-FIOCRUZ, Ministério da Saúde (PRONON), Academy of Medical Science, etc.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes Instagram

  • Clarissa Romero Teixeira

    Clarissa Romero Teixeira

    Imunoparasitologia — Resposta Imune — Flebotomíneos
    Instituição: Fiocruz – CE


    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1998), mestrado e doutorado em Patologia Humana pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - UFBA (2002 e 2006, respectivamente). Realizou o pós-doutorado iniciado em 2006 no Vector Molecular Biology Section (NIH, NIAID, EUA) concluído em 2012. Após o pós-doutorado, desenvolveu trabalho de pesquisa como Pesquisadora Visitante Sênior no Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz (Fiocruz-BA) em Salvador concluído em 2014 . Tem experiência na área de Imunoparasitologia com ênfase na avaliação da resposta imune do hospedeiro vertebrado contra moléculas da glândula salivar de flebotomineos. Atualmente é pesquisadora em Saúde Publica da Fiocruz Ceará.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Cristina Toscano Fonseca

    Cristina Toscano Fonseca

    Esquistossomose — Imunoregulação — Diagnóstico
    Instituição: Instituto René Rachou (Fiocruz – MG)


    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999), mestrado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005), onde também fez o seu pós-doutorado (2006). Atualmente é Lider do grupo de pesquisa em Biologia e Imunologia de doenças infecciosas e Parasitária do Instituto René Rachou- IRR(FIOCRUZ/MG), docente permanente e do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do IRR. Consultora Científica da Plataforma de Citometria de Fluxo do IRR, membro do Núcleo de Ciência Aberta da Fiocruz Minas e do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da Fiocruz Minas. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia celular e aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Imunobiologia da esquistossomose, Interação Schistosoma mansoni-hospedeiro, Imunoregulação, desenvolvimento e validação de vacinas e testes diagnósticos.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Célio Geraldo Freire de Lima

    Célio Geraldo Freire de Lima

    Imunologia Celular — Imunomodulação — Imunoparasitologia
    Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imunomodulação (LABIM)


    Formado em Ciência Biológicas (1990), mestre em Biologia Parasitária pelo Instituto Oswaldo Cruz-FIOCRUZ (1995), doutor em Ciências pelo Instituto de Microbiologia Paulo de Góes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Pós-doutoramento no Laboratório de Imunofarmacologia do Departamento de Fisiologia e Farmacodinâmica do Instituto Oswaldo Cruz (2000-2002) e no Program of Cell Biology do National Jewish Medical and Research Center em Denver, Colorado, EUA (2002-2004). Atualmente atua como Professor Associado II do Programa de Imunobiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, Imunoparasitologia e Imunomodulação atuando principalmente nos seguintes temas: doença de Chagas, leishmaniose, criptococose, apoptose e inflamação.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes Instagram

  • Daniel Cláudio de Oliveira Gomes

    Daniel Cláudio de Oliveira Gomes

    Imunologia — Senescência — Leishmania
    Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Imunobiologia


    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2003), mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Harvard Medical School (Boston-USA). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo e atua em projetos que vislumbram o impacto da imunosenescência de células T e NK na imunopatogênese da Leishmaniose cutânea humana. Além disso, atua em projetos associados a diferenciação de células residêntes de memória e imunoregulação durante a leishmaniose cutânea..
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Denise Morais da Fonseca

    Denise Morais da Fonseca

    Mucosas — Eixo intestino-pulmão — Imunorregulação — Doenças alérgicas
    Instituição: Instituto de Ciências Biomédicas (USP)


    Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2003), com licenciamento em Análises Clínicas e mestrado e doutorado em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2006 e 2010) e pós-doutorado no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (2012) e no Laboratory of Parasitic Diseases - National Institute of Health, Bethesda, MD - USA (2016). Vencedora dos prêmios For Women in Science concedido pela LOreal-Unesco-ABC (2016) e SBI Woman In Science Young Award (2017). Atualmente é docente do Departamento de Imunologia - Instituto de Ciências Biomédicas - USP, membro do World Economic Forum WEF - Young Scientist Community, membro do Global Future Council in Scientific Collaboration (WEF) e membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2020-2024). Tem experiência na área de Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunologia de mucosas, eixo intestino-pulmão, imunidade no tecido adiposo, interação patógeno-hospedeiro, doenças alérgicas e imunorregulação.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Djalma de Souza Lima Júnior

    Djalma de Souza Lima Júnior

    Imunoparasitologia — Imunometabolismo — Retroelementos Endógenos
    Instituição: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP Ribeirão Preto)
    Grupo de Pesquisa: [Placeholder]


    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2002-2006), com Mestrado (2007-2009) e Doutorado (2009-2013) em Imunologia Básica e Aplicada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, focando no papel de sensores da imunidade inata no controle da Leishmaniose. Realizou pós-doutorado (2013-2017) na mesma instituição, sob a supervisão do Dr. Dario Simões Zamboni, onde estudou o papel da ativação dos inflamassomas no controle da infecção por Leishmania spp. Posteriormente, realizou um segundo pós-doutorado (2017-2023) no Laboratory of Host Immunity and Microbiome, nos National Institutes of Health (NIHUSA), sob a supervisão da Dra. Yasmine Belkaid, investigando o impacto da reativação de retroelementos endógenos na resposta homeostática e inflamatória contra a microbiota. É membro associado da Sociedade Brasileira de Protozoologia, Sociedade Brasileira de Imunologia e Sociedade Brasileira de Inflamação. Atualmente, é Jovem Pesquisador da FAPESP e Pesquisador Colaborador no Departamento de Bioquímica e Imunologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, USP, onde lidera o Laboratório de Viroma Endógeno e Imunidade de Barreira. Sua pesquisa investiga o impacto da reativação de retroelementos endógenos na modulação de respostas imunes em doenças infecciosas e inflamatórias, com foco especial na resposta imunológica do tipo 2. Possui ampla experiência em Imunologia, com ênfase em Imunoparasitologia, Imunorregulação e Imunometabolismo, atuando principalmente em temas como imunidade inata, imunologia de mucosas, interação parasito-hospedeiro, doenças alérgicas e infecciosas, imunorregulação, sinalização celular e interação viroma endógeno-hospedeiro.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Eduardo Fonseca Pinto

    Eduardo Fonseca Pinto

    Vacinologia — Imunopatogênese — Leishmaniose
    Instituição: Fiocruz (IOC)


    Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Ciências Biológicas (Instituto de Biofísica- Imunobiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutorado em Ciências Biológicas (Instituto de Biofísica- Imunobiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), pós doutorado na área de Nanobiotecnologia (sistemas de liberação controlada de vacinas/fármacos e ensaios de alergenicidade) pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo / UFRGS/ UFRJ (2005-2008). Atualmente é Pesquisador Titular em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Docente/orientador da Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical (PGMT-IOC), sendo coordenador da disciplina Mecanismos imunológicos aplicáveis à clínica e à vacinologia em doenças infecciosas e docente/orientador do Curso de Pós-Graduação Lato sensu em Ensino em Biociências e Saúde. Participa como membro da Comissão de ética no uso de animais do Instituto Oswaldo Cruz (CEUA-IOC). Tem experiência na área de Imunologia (Vacinologia), Doenças infecciosas (Imunopatogênese) e Nanobiotecnologia. Atua principalmente nos seguintes temas: Leishmaniose tegumentar e visceral (desenvolvimento de vacinas / estudos em modelos experimentais (modelo hamster e camundongo) / Imunopatogênese das leishmanioses) e Imunologia de mucosa (vacinas por via nasal e oral). Coordena as seguintes linhas de pesquisa: 1) Desenvolvimento tecnológico de candidatos vacinais contra leishmanioses com ênfase no uso de vias de mucosa, 2) Avaliação do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal na leishmaniose visceral e 3) Estudo das alterações clínicas e imunopatogênicas durante a evolução da infecção por Leishmania infantum, L. braziliensis e L.amazonensis no modelo experimental hamster.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Fábio Barrozo do Canto

    Fábio Barrozo do Canto

    Tolerância imunológica — Homeostase Linfocitária — Imunorregulação
    Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Tolerância Imunológica e Homeostase Linfocitária


    Graduou-se, entre 2007 e 2008, em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e concluiu, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o mestrado (2009) e o doutorado (2013) em Ciências Biológicas (área de concentração: Imunologia). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Imunobiologia da UFF e coordena o Laboratório de Tolerância Imunológica e Homeostase Linfocitária, que se dedica a investigar (i) os mecanismos celulares e moleculares implicados no estabelecimento da tolerância imunológica e da homeostase linfocitária em sítios anatômicos intra- e extra-intestinais e (ii) a relação do eixo microbioma-linfócito com o desenvolvimento de doenças infecciosas, inflamatórias e tumorais. Atua como docente credenciado ao Programa de Pós-Graduação em Imunologia e Inflamação (UFRJ) e tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia linfocitária, tolerância imunológica, imunorregulação, doença inflamatória intestinal, asma alérgica, imunidade antitumoral, doença enxerto-versus-hospedeiro e tolerância à transplantação.
    Texto informado pelo(a) autor(a).
    E-mail Lattes

  • Gustavo Batista de Menezes

    Gustavo Batista de Menezes

    Hepatologia — Gastroenterologia — Divulgação Científica
    Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


    Cirurgião-Dentista formado pela UFMG em 2003. Mestre em Ciências Biológicas - Fisiologia e Farmacologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutor em Farmacologia pela Universidade Federal de MInas Gerais (2008). Possui Pós-doutorado em Patologia e Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Imunologia pela Universidade de Calgary, Canadá. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2015-2019). Diretor do Nikon Center of Excellence - Brazil e Diretor do Centro de Excelência BD Biosciences em Pesquisas Interdisciplinares. Diretor Científico da Maxillofacialtips e Investigador Principal do Center for Gastrointestinal Biology (ICB / UFMG). Trabalha com Imunologia, Biologia Celular, Hepatologia, Gastroenterologia, Nutrição e Desenvolvimento Neonatal e Divulgação Científica.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Gustavo Costa Bressan

    Gustavo Costa Bressan

    Proteínas recombinantes — Câncer metastático — Imunobiológicos
    Instituição: Universidade Federal de Viçosa (UFV)


    É bioquímico pela UFV (2005) e doutor em Biologia Funcional e Molecular pela UNICAMP, com tese desenvolvida no Laboratório Nacional de Biociências - LNBio (2009). Atualmente é Professor Associado do Depto de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV e coordenador do grupo de pesquisa Bioquímica Celular e Biotecnologia. Atua em diferentes aspectos relacionados ao estudo de proteínas tecnologicamente relevantes, o que inclui proteínas sintéticas com propriedades e aplicações diversas e proteíno-quinases reguladoras de splicing, empregadas como alvos celulares para o desenvolvimento de inibidores farmacologicamente ativos. As atividades acadêmicas realizadas convergem na interface universidade-setor produtivo, através de ações de transferência tecnológica e empreendedorismo. Principais atividades relacionadas a sua atuação incluem desenho, expressão e purificação de proteínas recombinantes de relevância biotecnológica; interação proteína-proteína; análise funcional e estrutural de proteínas; controle da expressão de genes e proteínas; avaliação da atividade biológica de protótipos de fármacos e vacinas in vitro (células tumorais ou não tumorais em cultura) e in vivo (camundongos, hâmsters). Temas abrangentes relacionados a sua atuação incluem: cânceres metastáticos; vacinas recombinantes; biossurfactantes; diagnóstico rápido de doenças.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Herbert Leonel de Matos Guedes

    Herbert Leonel de Matos Guedes

    Imunobiológicos — Leishmaniose — Imunoterapia
    Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro / Fiocruz


    Herbert Leonel de Matos Guedes é professor associado do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes - Universidade Federal do Rio de Janeiro (IMPG/UFRJ) e pesquisador em saúde pública do Instituto Oswaldo Cruz - Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Bolsista de Produtividade do CNPq nível 1D e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. É graduado em farmácia pela UFRJ (2000-2003), realizou mestrado (2003-2005) e doutorado (2005-2009) pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (com parte do doutorado na University of Glasgow - Escócia/UK e no Albert Einstein College of Medicine -NY/US) e pós-doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e pela University of Texas Medical Branch of Galveston. Herbert é líder do grupo de pesquisa IMUNOLOGIA E VACINOLOGIA. Herbert é chefe do Laboratório de Imunobiotecnologia IMPG/UFRJ e chefe do Laboratório de Imunologia Clínica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIORUZ). Suas linhas de pesquisas são: 1. Desenvolvimento de vacinas contra leishmaniose; 2. Avaliar a importância de serino proteases de Leishmania ssp para sobrevivência, nutrição e infecção; 3. Desenvolvimentos de novas terapias contra leishmaniose empregando imunoterapia e células tronco; 4. Desenvolvimento de vacinas contras vírus emergentes. Suas atividades de ensino em nível de Graduação são a coordenação da disciplina de Imunobiológicos e participações nas disciplinas de microbiologia e Imunologia. Em nível de Pós-graduação está vinculado: I) À pós-graduação em Ciências Biológicas (Biofísica - professor permanente), sendo professor da disciplina de Imunobiologia das Leishmanioses e colaborador da disciplina de Introdução à Imunologia e Sistema Imune; II) À Pós-graduação em Imunologia e Inflamação (professor permanente) sendo coordenador da disciplina de vacinologia: Antigos e novos conceitos, da disciplina Células dendríticas. e da disciplina de Macrófagos na Saúde e na doença. III) Pós graduação em Biologia celular e molecular IOC/Fiocruz. Colabora na disciplina de Imunologia.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Hosana Gomes Rodrigues

    Hosana Gomes Rodrigues

    Cicatrização de Feridas — Psoríase — Pele — Fibras — Ácidos Graxos
    Instituição: Faculdade de Ciências Aplicadas (UNICAMP)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Nutrientes e Reparo Tecidual - NUTRE


    Estudamos como que os nutrientes, principalmente ácidos graxos e fibras, podem influenciar as respostas imunes da pele no contexto da cicatrização de feridas e da psoríase.
    Texto informado pelo(a) autor(a).
    E-mail Lattes Instagram

  • Kelly Grace Magalhães

    Kelly Grace Magalhães

    Imunobiologia — Inflamação — Obesidade — Câncer
    Instituição: Universidade de Brasilia (UnB)


    Graduada em Ciências, realizou aperfeiçoamento científico em Biologia Molecular pelo Centro de Pesquisas René Rachou - Fiocruz (2002), mestrado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e doutorado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz com doutorado sanduiche pela Harvard Medical School (2009). Em 2009, foi laureada com a prestigiosa Pew Latin American in Biomedical Sciences. Realizou o pós-doutorado na Harvard Medical School de 2009 a 2012. Atualmente Dra. Kelly é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília, coordenando o Laboratório de Imunologia e Inflamação (LIMI). Tem experiência na área de Imunologia, Biologia Celular e Biologia Molecular com ênfase no entendimento dos mecanismos celulares e moleculares envolvidos na resposta inflamatória e imunológica em doenças infecciosas, nutrição, obesidade e câncer. Dra. Kelly Magalhaes é membro da Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI), American Association for Cancer Research (AACR) e The Obesity Society (TOS).
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Lilian Lacerda Bueno

    Lilian Lacerda Bueno

    Parasitologia — Imunobiologia — Plasmodium — Geohelmintos — Coinfecções
    Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


    Doutora em Ciências com ênfase em Parasitologia (2011), Mestre (2008) e Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Trabalhou como Research Assistant no Departamento de Imunologia, Microbiologia e Medicina Tropical na The George Washington University no grupo do Dr. Peter Hotez (2003-2006). Atualmente é Professora Adjunta no Departamento de Parasitologia na Universidade Federal de Minas Gerais; atua como orientadora permanente nos cursos de Pós-Graduação em Infectologia e Medicina Tropical (UFMG) e Parasitologia (UFMG). Possui experiência em imunologia das doenças parasitárias, com principal foco no entendimento fisiológico, patológico, comportamental e imunológico das infecções causadas pelo Geohelmintos e Plasmodium. Atua, também, no entendimento dos processos fisiopatológicos causados por coinfecções e comorbidades (neoplasias e doenças degenerativas).
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Luisa Mourão Dias Magalhães

    Luisa Mourão Dias Magalhães

    Parasitologia — Modulação Imune — Neuroinflamação
    Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Grupo de Pesquisa: [Placeholder]


    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais no departamento de Parasitologia. Tem experiência na área de Parasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modulação da resposta imune por parasitos, consequências da infecção crônica na homeostase do hospedeiro e neuroinflamação.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Marcelo de Macedo Brigido

    Marcelo de Macedo Brigido

    Bioquímica — Bioinformática — Imunoterapia
    Instituição: Universidade de Brasilia (UnB)
    Grupo de Pesquisa: [Placeholder]


    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1985), possui mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1992), tendo passado um período na Tufts University (Boston, EUA). Professor da cadeira de Biologia Molecular na Universidade de Brasília desde 1992. Assumiu em 2012 uma cadeira de Professor Titular livre no Instituto de Biologia da UnB. Foi professor visitante na Universidade de Leipzig em 2014. Coordenou a Rede Centro-Oeste de Bioinformática. Participa desde 2001 do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Investigação em Imunologia. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e Biodiversidade. Participou da criação e atualmente coordena o Laboratório de Desenvolvimento e Inovação em Anticorpos e Imunoterápicos da UnB, desenvolvendo produtos inovadores recombinante derivados de imunoglobulinas. Têm experiência nas áreas de Bioquímica, Genética e Imunologia, com ênfase em Biologia Molecular e Bioinformática, atuando no desenvolvimento de imunoterapias para tratamento de doenças infecciosas, imunorregulatórias e câncer.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Marco Aurélio Ramirez Vinolo

    Marco Aurélio Ramirez Vinolo

    Farmácia — Imunoinflamação — Ácidos graxos
    Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Grupo de Pesquisa: International Laboratory for Microbiome Host Epigenetics


    Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2005), doutorado direto e pós doutorado pela Universidade de São Paulo. Realizou estágios de pesquisa em laboratórios na University College of Dublin (2007) e no Babraham Institute (2009-2010). Atualmente é docente no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e responsável pelo Laboratório de Imunoinflamação. Seu principal alvo de estudo consiste na investigação dos mecanismos de interação entre o sistema imune e bactérias. Particularmente, a ação de produtos do metabolismo bacteriano, os ácidos graxos de cadeia curta, em modelos de inflamação e infecção. O objetivo de sua pesquisa consiste em identificar os alvos moleculares envolvidos na ação dessas compostos sobre o sistema imune e desenvolver estratégias terapêuticas baseando-se nos mesmos.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Página do grupo Lattes

  • Momtchilo Russo

    Momtchilo Russo

    https://lattes.cnpq.br/9141821703358323
    Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
    Grupo de Pesquisa: Microbiologia — Imunobiologia — Inflamação — Infecções — Toll-like receptors


    Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (1972), mestrado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (1978) e doutorado em Imunologia pela Universidade de São Paulo (1982). Pós-doutorado na New York University (NY-USA) e no Instituto Pasteur (Paris-França). Professor Titular da Universidade de São Paulo desde 2003. Presidente da Sociedade de Imunologia (2004-2006). Recursos Humanos: Formou vários profissionais sendo que maioria dos alunos de Pós-Graduação estão inseridos em Instituições de Ensino, Pesquisa e Biotecnologia no Brasil e no exterior. Áreas de interesse: Inflamação e imunidade. Trabalha com modelos experimentais de infecções e patologias humanas como SARS-CoV-2 e asma e sua modulação por agonistas de Toll-like receptors.
    Texto retirado do Currículo Lattes.

  • Patrícia Cristina da Costa Neves

    Patrícia Cristina da Costa Neves

    Imunologia — Desenvolvimento de imunobiológicos — Saúde Pública
    Instituição: Bio-Manguinhos (Fiocruz)


    Possuí Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (2013) com parte realizado no AIDS Vaccine Research Lab (UW-Madison-EUA), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (2005) e graduação em Biomedicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Líder Científica e Gerente do Projeto de Implantação de um Hub Regional de Desenvolvimento e Produção de Vacinas RNA para a Organização Panamericana Saúde- OPAS/OMS, na Vice Diretoria de Inovação- Bio-Manguinhos-FIOCRUZ, onde atua no desenvolvimento de vacinas e terapias baseadas em RNA totalmente desenvolvidos no Brasil, com as patentes sendo avaliadas para depósito. Esta iniciativa busca a autosuficiência regional na produção de vacinas e medicamentos, bem como a democratização da plataforma RNA para os países da América Latina e Caribe. Esta é a primeira plataforma de desenvolvimento e produção de RNA da América Latina. Em 2021 foi premiada pelo Mulheres na Ciência do PDA Brasil , em 2022 foi premiada pelo SIBEN-Argentina com o Altruism Award for the Improvement of World Health, pela sua importante atuação no desenvolvimento da plataforma RNA no Brasil. Em 2024, juntamente com a equipe de qualidade, recebeu o prêmio Oswaldo Cruz concedido no 8th ISI pelo trabalho de desenvolvimento da estratégia de controle para vacinas RNA na FIOCRUZ. Ainda em 2024 foi aprovada como Visiting Fellow na University of New South Wales - Austrália para o ano de 2025. Tem experiência de 19 anos nas áreas de Imunologia e no Desenvolvimento de Vacinas e Biofármacos, bem como tem atuado ativamente nas áreas de Saúde Pública e e defesa da Equidade na distribuição de Vacinas e Produtos para Saúde em Países de Baixa e Média Rendas.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Patrícia Mineiro de Oliveira

    Patrícia Mineiro de Oliveira

    Radioterapia — Oncologia
    Instituição: Hospital Regional do Baixo Amazonas


    Doutora pela Faculdade de Medicina da Universdade de São Paulo (USP), pós-graduada em Nutrologia pela USP Ribeirão Preto, pós-graduada em Cuidados Paliativos, pós-graduada em Gestão e Auditoria em serviços de saúde, pós-graduada em Educação na Saúde para Preceptores no SUS pelo Hospital Sírio Libanês, pós-graduada em Biotecnologia pela Universidade Federal de Lavras. Fez Residência Médica em Radioterapia, é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Possui Título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), autorização para uso e manuseio de fontes radioativas seladas pela Comissão de Energia Nuclear (CNEN) e atua como médica Radiooncologista desde 2014 no Hospital Regional do Baixo Amazonas. Participa como preceptora da Residência Médica em Oncologia, da Residência Multiprofissional em Oncologia e é preceptora voluntária de acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Raquel Franco Leal

    Raquel Franco Leal

    Doenças Inflamatórias Intestinais — Biomarcadores — Alvos terapêuticos — Inflamação — Vias de sinalização celular — Alterações imunológicas — Alterações moleculares
    Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
    Grupo de Pesquisa: Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LabDII)


    A Profa. Dra. Raquel Franco Leal é Professora Titular do Departamento de Cirurgia da FCM-UNICAMP e coordena o Laboratório de Investigação em Doenças Inflamatórias Intestinais (LABDII), que foca na identificação de biomarcadores e alvos terapêuticos para doenças inflamatórias intestinais, como Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa. Desde 2004, suas pesquisas combinam estudos moleculares, modelos experimentais e amostras humanas, com parcerias nacionais e internacionais de destaque, como IDIBAPS (Barcelona, Espanha) e Quadram Institute (Norwich, Reino Unido). O LABDII conta com financiamento de agências como FAPESP, FAEPEX e CNPq, além de parcerias privadas, sendo referência na pesquisa translacional em DII.
    Texto fornecido pelo(a) autor(a).
    Página do grupo E-mail Lattes

  • Regis Bernardo Brandim Gomes

    Regis Bernardo Brandim Gomes

    Imunologia — Parasitologia — Flebotomíneos — Leishmania — Imunobiológicos
    Instituição: Fiocruz – CE


    Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Piaui (1997), mestrado em Patologia Experimental e doutorado em Patologia Humana pelo Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz - UFBA (2001 e 2006, respectivamente). Fez pós-doutorado (Visiting Fellow) iniciado em 2006 no Vector Molecular Biology Section (NIH ? NIAID/ EUA) e finalizado em 2011. Em 2011, foi contratado como Research Fellow no mesmo departamento (VMBS). Em 2012 retornou ao CPqGM-FIOCRUZ/BA como bolsista do programa Jovens Talentos do Ciências Sem Fronteiras (CNPq). Passou no concurso da FIOCRUZ para Pesquisador em Saúde Pública em 2014 e foi Pesquisador e Coordenador do Escritório Técnico Regional da FIOCRUZ-PIAUÍ de 2015 a 2019. Atualmente é Pesquisador em Saúde Pública na FIOCRUZ-CEARÁ. Tem experiência na área de Imunologia e Parasitologia com ênfase na avaliação da resposta imune do hospedeiro vertebrado contra produtos da glândula salivar de flebotomineos e teste de vacinas baseadas na saliva de flebotomineos ou em antígenos da Leishmania, em modelos animais, contra a transmissão do vetor infectado.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Ricardo Toshio Fujiwara

    Ricardo Toshio Fujiwara

    Parasitologia — Medicina Tropical — Doenças negligenciadas — Fármacos — Imunobiológicos
    Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


    Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) e doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-doutorado realizado na The George Washington University (2005). Atualmente é Professor Associado no Departamento de Parasitologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2012-2016). Presidente da Sociedade Brasileira de Parasitologia (2024-2025).Tem experiência na área de Parasitologia e Medicina Tropical, com ênfase no desenvolvimento de ferramentas (diagnóstico, vacinas e fármacos) para o controle de doenças negligenciadas. Bolsista de Produtividade CNPq Nivel 1B.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

  • Tatiani Uceli Maioli

    Tatiani Uceli Maioli

    Nutrição — Mucosa intestinal — Leite materno — Resposta Imunológica
    Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)


    Sou imunologista graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Ouro Preto (2001) e Mestre em Ciências Biológicas pela mesma instituição (2004). Em 2008 conclui o doutorado em Imunologia, na UFMG, onde também desenvolvi o meu primeiro pós-doutorado. Também desenvolvi pós-doutoramento em Imunologia no Hospital Mont Sinai em NY e em Microbiologia no INRAe na França. Atualmente sou professora Associada do Depto de Nutrição e orientadora de pós-graduação. Nossas pesquisas investigam como a obesidade pode alterar as respostas imunes, na infecção, na mucosa intestinal e no leite materno.
    Texto retirado do Currículo Lattes.
    Lattes

Texto copiado com sucesso!